top of page

Como funciona o clickbait - e como isso pode te ajudar a estudar inglês



Se você está lendo este post agora, tenho uma notícia pra você - você caiu no meu clickbait. O título deste post te atraiu de alguma forma e você não resistiu à tentação de clicar para saber mais.

Mas também tenho uma outra notícia; isso não é necessariamente ruim. Pode ser bom, se você entender como o clickbait funciona e usá-lo a seu favor na hora de estudar inglês (ou qualquer idioma).


Mas o que é clickbait?


Clickbait é um termo que se refere a um conteúdo da internet que é destinado à geração de receita de publicidade on-line, normalmente às custas da qualidade e da precisão da informação, por meio de manchetes sensacionalistas e/ou imagens em miniatura chamativas para atrair cliques e incentivar o compartilhamento do material pelas redes sociais. Manchetes clickbait costumam prover somente o mínimo necessário para deixar o leitor curioso, mas não o suficiente para satisfazer essa curiosidade sem clicar no conteúdo vinculado.

Existe um motivo bem definido para o clickbait ter se tornado algo tão comum no mundo online, e ele tem a ver com anúncios. Sim! A forma como somos bombardeados por fragmentos de informação hoje começou quando anunciantes perceberam que este tipo de informação pela metade com promessa de conteúdo de grande valor gerava mais clicks, e mais visitas, e consequentemente maior era o impacto gerado por anúncios.

Hoje, muitos youtubers, blogs e empresas utilizam o clickbait para atrair audiência para seus

produtos e serviços.


Como o clickbait funciona?


Não há uma única resposta para esta pergunta, mas vamos explorar aqui alguns dos motivos que tornam alguns títulos e imagens tão irresistíveis aos nossos olhos.