top of page

Quanto tempo preciso estudar para aprender inglês?

Você já ouviu promessas de fluência em 6 meses? Cursos intensivos para destravar o inglês? Programas de intercâmbio de 1 mês prometendo fluência com imersão no idioma? Ao mesmo tempo já ouviu escolas falando em 5 ou 6 anos de estudo para se atingir um nível de fluência razoável? Se sim, te convido a ler este texto, afinal de contas, responder uma pergunta como essa não é fácil, nem simples.



Responder a essa pergunta de forma definitiva é complicado porque transportar dados que apresentam muitas variáveis e condições (em sua maioria, subjetivas) para uma escala numérica temporal pode não criar uma correspondência muito fidedigna. Além disso, não existe uma definição muito clara sobre quais habilidades devem ser dominadas na segunda língua (L2) para afirmar que o aluno, de fato, aprendeu um novo idioma. No entanto, um estudo realizado pela Cambridge University Press gerou uma análise muito interessante, levando em consideração todas as variáveis relativas ao contexto do aluno e do aprendizado, para definir quanto tempo leva para aprender uma nova língua. O artigo publicado é dividido em duas partes – a primeira é responsável por definir as variáveis que devem ser levadas em consideração e os seus respectivos impactos sobre o processo de aprendizagem, enquanto a segunda parte é uma espécie de guia para responder à pergunta.


As definições de aprendizado de uma nova língua estão em expansão, o que significa que o contexto e o objetivo do aluno em aprendê-la são importantes, principalmente quando consideramos as diferentes finalidades para as quais alguém deseja aprender um novo idioma. Dentro dos objetivos de aprendizado, precisamos destacar o papel que os níveis de proficiência (que explicamos neste post) desempenham neste processo, reforçando que usos mais complexos da língua (ou seja, que demandam uma compreensão e domínio maior do idioma, como reuniões de negócios, palestras, escrita de artigos) requerem um nível de proficiência maior do que para iniciar uma conversa, pedir informações, entre outros contextos mais corriqueiros. Isso acontece não apenas pela competência linguística (gramática, vocabulário, fonologia), mas também pelas competências sociolinguísticas (formalidade, registo, etc.) e pragmáticas (coesão, discurso, entre outros). Sendo assim, é importante definir o que o aluno deseja ser capaz de fazer para, então, definir o nível de proficiência que ele precisa atingir para cumprir seu objetivo. Nesse sentido, o tempo de aprendizado deve levar em consideração dois grandes fatores: o ambiente de aprendizado e o estudante.


Onde e como o aprenzidado acontece


Das questões relativas ao ambiente, contexto é um dos grandes fatores que pode ter um impacto muito significativo na velocidade de aprendizado. Ele é entendido aqui como a situação, ou seja, se a nova língua é ensinada em escola primária, cursos particulares, cursos de imersão ou intercâmbios. A diferença entre eles se dá justamente por dois fatores principais – o tempo e a exposição à língua. Outros fatores importantes que também são destacados pelo artigo são: intensidade do programa/curso, dinâmica de grupo, acesso a recursos de aprendizagem e a metodologia aplicada. Este último tem influência não apenas sobre o material dado ao aluno, mas também na velocidade de aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências com a língua.


E o papel do professor?


O professor também desempenha um papel muito importante dentro da metodologia. Para além da proposta pedagógica, existem questões de engajamento com os alunos, responsividade às demandas trazidas para a sala de aula, capacidade de motivá-los e de dar feedbacks efetivos. Sendo assim, é indispensável que, para aprender uma nova língua, você tenha um professor treinado, qualificado, que saiba oferecer a você as ferramentas necessárias para atingir o seu objetivo.


O papel do aluno


Com relação ao estudante, são levados em consideração fatores como idade, gênero, motivação para aprender a nova língua, expectativas de aprendizagem, sentimentos, objetivos, estudos prévios e língua materna. Este último aspecto diz respeito às diferenças entre a L1 e a L2, que se manifestam por meio de sintaxe, léxico, fonologia, recursos pragmáticos, entre outros.


A partir desse panorama é possível concluir que o processo de aprendizagem de uma nova língua depende, em diversos âmbitos, do comprometimento, tanto do aluno quanto do professor. Uma vez que ambas as partes estão de acordo com o planejamento de ensino e prontos para iniciar a jornada que é aprender uma nova língua em busca de objetivos pessoais, certamente os resultados poderão ser obtidos de forma mais rápida. Contudo, a pergunta ainda não foi respondida: quanto tempo leva para aprender uma nova língua?


Parte da resposta leva em consideração o nível de proficiência que o aluno tem como alvo. Sendo assim, estudantes que querem atingir o nível B1 do CEFR, por exemplo, conseguem aprender uma nova língua de forma mais rápida que um aluno cujo objetivo é atingir o nível C1. A pesquisa realizada pela Cambridge University Press destaca algumas situações de aprendizagem e esquematiza em horas quanto tempo o aluno deve dedicar para atingir os níveis de proficiência descritos no CEFR.


No primeiro exemplo, coloca-se um estudante adulto em um contexto de aprendizagem positivo, cuja L1 usa o mesmo script do inglês (L2), com acesso a boas fontes de aprendizado e professores bem qualificados. Nesse caso, é estimado um curso de 530 a 750 horas para obtenção de nível B2 com ensino guiado pelo professor. No segundo exemplo, em um contexto um pouco menos ideal (estudante adolescente, com acesso razoável ou básico a boas fontes de aprendizado e pouco motivado), o número de horas estimadas para obter o mesmo nível de proficiência (B2) sobe para 750-950 horas. Além destes parâmetros, o estudo também traz outros exemplos e outros modelos de comparação (em semanas, modelos com carga horária semanal aumentada, entre outros).


Afinal, quanto tempo?

A conclusão, logo, é que não existe uma resposta única e definitiva para responder à pergunta “quanto tempo leva para aprender uma nova língua? ”. No entanto, a partir da identificação dos parâmetros que influenciam o aprendizado, os objetivos, dedicação e comprometimento do aluno, bem como o papel desempenhado pelo professor e a sua qualificação profissional, é possível estimar este tempo – mas a resposta varia de situação para situação.



152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page