top of page

The Basics - Preposições de espaço: on/in - Part 1

Atualizado: 22 de jan. de 2018

Muita gente ainda tem dificuldade em usar as preposições em inglês. Elas são assunto pra muita conversa porque, infelizmente, não existe uma regra infalível para o uso delas. Acredite, até nativos têm dificuldade! O melhor a se fazer é entender os usos dentro de um contexto e praticar, praticar muito! Pensando nisso, A Mova vai trazer na série "The Basics" algumas dicas de inglês relacionadas a tópicos de nível iniciante e o primeiro post é dedicado a elas. Nessa primeira parte, abordaremos o usos das preposições in/on quando usadas para descreverem a posição/localização de um objeto.

Vamos lá?


Mas afinal, o que é uma preposição?

Uma preposição liga dois elementos de uma oração, subordinando sempre o segundo ao primeiro. Essa ligação pode ser feita entre substantivo e substantivo, verbo e substantivo, substantivo e verbo, adjetivo e substantivo, advérbio e substantivo, etc. (Ex: The book is on the table. (O livro está em cima da mesa)

Tendo isso em mente, vamos aos casos.

ON Usando a famosa frase “The book is on the table”, vamos ao uso da preposição “on”. Quando digo “The book is on the table” estou dando a localização do livro. “Book”, na oração, é o sujeito, logo, é a posição dele que tenho que indicar. Vamos então à grande sacada:

usaremos a preposição “on” na maioria das vezes em que o sujeito tocar objeto, ou estiver em cima do objeto, e, na maior parte das vezes, o objeto é algo plano (ou que não seja possível colocar nada “dentro” dele). Também usaremos "on" quando o objeto for a superfície de algo.

Exemplos? Sim!

  1. The car is on the street. O carro está na rua. (Neste caso, o carro está "em cima" da rua, tocando a rua)

  2. I live on _______ street. Eu moro na rua _______.(a casa em que moro também está "em cima" da rua)

  3. Look at the apples on those trees. Veja as maças naquela árvore. (Maças crescem na parte "externa" da árvore. São visíveis na parte mais externa.)

  4. The band is already onstage. Let’s go. A banda já está no palco. Vamos!(A banda está de fato em cima do palco)

  5. We live on planet Earth. Nós habitamos a Terra. (Neste caso, usamos "on" pois vivemos na camada mais externa da terra, na superfície.)

  6. My watch is on my wrist. Meu relógio está no meu pulso.(O relógio de pulso está tocando o meu pulso, na camada mais externa do corpo, na pele)

  7. My feet are on the ground. Meus pés estão no chão. (Meus pés estão tocando o chão, tocando uma superfície)

  8. I have a huge map on my bedroom wall. Eu tenho um mapa bem grande na parede do meu quarto.(O mapa está tocando a